'Depressão' de outono e inverno


Causas e Tratamento

O QUE É?

Com a chegada do outono os dias tornam se mais curtos, escuros e frios. Para muitas pessoas a adaptação à mudança de temperatura e à diminuição das horas de sol diárias pode ser difícil, havendo uma maior probabilidade para o aparecimento de um certo estado depressivo.
Esta falta de adaptação, chamada astenia outonal é bastante comum atingindo em, pelo menos alguns dos seus aspetos, cerca de 10% da população europeia.

 

SINTOMAS

Os sintomas são um estado de desânimo, mal-estar geral, falta de energia, fraqueza, tristeza, apatia, irritabilidade, falta de apetite, dificuldade de concentração, insónias ou excesso de sono e diminuição da libido.
Quem mais sofre são as mulheres entre os 25 e os 50 anos embora este estado emocional possa surgir em qualquer pessoa.
Embora os sintomas possam durar algumas semanas não é necessário ir ao medico, a não ser que estes se intensifiquem e permaneçam por muito tempo. Se tem dúvida relativamente aos sintomas sentidos ou às alterações sofridas nestes meses de outono e inverno contacte um profissional especializado para um diagnóstico correto.

 

CAUSAS

Do ponto de vista social os dias mais curtos e frios e o regresso à normalidade profissional, implicam desgaste e levam a menos convívio contribuindo para uma baixa de humor.

Do ponto de vista psicológico a diminuição da exposição à luz solar e o clima mais hostil remetem para uma postura mais interiorizada, favorecendo a reflexão e os pensamentos sobre a vida atual e futura podendo originar sentimentos de tristeza e frustração.

Do ponto de vista biológico o facto de estarmos menos expostos ao Sol faz com que o nosso corpo produza menos endorfinas, hormonas associadas ao prazer e ao bem-estar. Além disso, esta época do ano é também menos propícia à prática de atividade física, o que também condiciona o nosso bem-estar.

 

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Apesar da astenia outonal ser comum, não significa que deva ser ignorada. Para não nos deixarmos dominar pelo mau estar é fundamental ter uma vida saudável, fazer uma dieta equilibrada, descansar bem e praticar exercício físico de preferência ao ar livre.

 

8 Dicas para combater a “Depressão” de outono e inverno:

1. Faça uma alimentação saudável e variada rica em frutas, verduras, legumes, proteínas e baixa em gorduras;
2. Evite o consumo de café, chá preto, tabaco e outras substâncias excitantes para o sistema nervoso;
3. Faça exercício físico de forma regular e de intensidade moderada de preferência ao ar livre e durante o dia – a luz solar melhora o estado de ânimo;
4. Durma o número de horas de que necessita;
5. Exercite a mente com atividades intelectuais;
6. Beba muita água;
7. Organize os seus dias – estabeleça horários de refeições, de trabalho e de lazer;
8. Mantenha uma atitude pró ativa e um diálogo interno positivo.

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